quinta-feira, 21 de março de 2013

ARQUITETO JAPONÊS GANHA O NOBEL DE ARQUITETURA 2013

O arquiteto japonês Toyo Ito, de 71 anos, foi o eleito ao prêmio Pritzker deste ano. Segundo o júri da maior premiação da categoria, Ito é um “criador de edifícios atemporais, que funde seu design com uma dimensão espiritual, cuja poética transcende todo o seu trabalho”.

Ito se formou em arquitetura na Universidade de Tóquio em 1965, e seu primeiro trabalho de destaque foi a residência que projetou para sua irmã em 1976, chamada de “White U”.

O arquiteto possui ainda outras premiações em seu currículo como o 22º Prêmio Imperial em Honra ao Príncipe Takamatsu ganho em 2012; a Royal Gold Medal do Royal Institute of British Architects em 2006; e o Leão de Ouro Lifetime Achievement na Bienal Internacional de Veneza em 2002.

Ito comentou sobre sua indicação ao prêmio: “Arquitetura é construída por várias limitações sociais. Eu tenho feito arquitetura tendo em mente que seria possível fazer mais espaços confortáveis se nos libertássemos de todas as restrições, por pouco que seja. No entanto, quando um edifício é concluído, eu fico dolorosamente consciente da minha própria inadequação, e isso se transforma em energia que desafia meu projeto seguinte. Provavelmente, esse processo continuará se repetindo no futuro. Portanto, eu nunca ajustarei meu estilo arquitetônico e nunca me contentarei com meus trabalhos".

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de maio no John F. Kennedy Presidential Library and Museum em Boston, Estados Unidos.

O que é o prêmio Pritzker?
O Prêmio Pristzker, também conhecido como “Nobel da Arquitetura”, foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker. Ele é atribuído anualmente ao arquiteto, ainda em vida, que melhor cumpra os princípios enunciados pelo arquiteto e engenheiro romano Vitrúvio (viveu no século I a.C.): “solidez, beleza e funcionalidade”.

Curiosidades sobre o prêmio:
Ito é o sexto japonês a ganhar o prêmio.E dois brasileiros já ganharam este tão importante reconhecimento: Oscar Niemeyer em 1988 pela Catedral de Brasília e Paulo Mendes da Rocha em 2006 pela Capela de São Pedro Apóstolo, localizada em Campos do Jordão (SP).







Nenhum comentário:

Postar um comentário